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Índia ultrapassa o Brasil e fica em 4º lugar em vendas, aponta consultoria

Segundo a Jato Dynamics, mercado indiano de carros cresceu 23,8%.
China é a líder em janeiro com 1,4 milhão de automóveis comercializados.

A Índia superou em janeiro as vendas do mercado brasileiro e atingiu a quarta colocação no ranking mudial. De acordo com o levantamento da Jato Dynamics do Brasil, divulgado nesta terça-feira (15), o ano começou com o crescimento do Bric, grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia e China.
Tata Nano (Foto: AFP)
Tata Motors é lider no mercado indiano
Somente a Índia viu o mercado de automóveis e comerciais leves crescer 23,8%, com 258.445 unidades. Assim, do fim do ano para janeiro, ela passou do sétimo para o quarto lugar. O movimento considerado sazonal pelo diretor superintendente da Jato Dynamics do Brasil, Luiz Carlos Augusto, deixou o Brasil para trás, mesmo com aumento de 14,1% das vendas e o volume de 229.843 unidades emplacadas.
“O desempenho da Índia foi uma surpresa, mas acredito que seja sazonal. O que pode ter acontecido é que no final do ano as fabricantes não conseguiram entregar os carros”, analisa Augusto. Por outro lado, o Brasil antecipou as vendas de janeiro e dezembro, o que causou certa distorção dos números.
“Essa história no Brasil de puxar tudo em dezembro, no fundo, acabou melhorando os números para o fechamento do ano, mas claro que tinha que tirar de janeiro. Mesmo assim, se você comparar com janeiro do ano passado, este ano foi melhor”, ressalta o diretor superintendente. Em janeiro de 2010, foram emplacados no Brasil 201.353 carros.
Movimento de carros em Pequim, na China (Foto: AFP)
Movimento de carros em Pequim, na China
China lidera com mais de 1,4 mihão
A China começou o ano como a líder disparada no mercado automobilístico, com crescimento de 16,8% em relação a janeiro de 2010. O país ultrapassou a marca de 1,4 milhão de automóveis vendidos (os dados, neste caso, não incluem veículos comerciais leves). Em segundo lugar aparecem os Estados Unidos, com aumento de 17,2% e 819.138 unidades de automóveis e comerciais leves, e em terceiro o Japão, apesar da queda de 16,6%, com 304.038 carros.
Em sexto lugar, a Alemanha registrou aumento de 17,5% das vendas em janeiro na comparação com mesmo período do ano passado. Ao todo, o país somou o emplacamento de 226.600 unidades. “A não ser que o governo alemão lance um novo programa de incentivo às vendas, o que não acho possível, vai ser difícil o país voltar a superar o Brasil”, diz Augusto.
Já a França apresentou aumento de 8,2% e ficou em sétimo lugar, com 219.082 unidades. A Itália e a Grã Bretanha mostraram trajetória de queda com vendas 19,6% (179.437 unidades) e 7% menores (145.965), respectivamente. A Rússia fecha o ranking em 10º lugar, com significativo aumento de 72,1% no período, de 74.102 unidades em janeiro de 2010, para 127.564 carros no mesmo período deste ano.
Volkswagen quer acelerar processo de fusão com a Porsche (Foto: Christian Charisius/Reuters)
VW lidera vendas de janeiro
Marca Volkswagen lidera
A Volkswagen apareceu na liderança em vendas no mês de janeiro deste ano, com o maior índice percentual de aumento entre as 10 maiores marcas: ela cresceu 29,8% ao comparar com janeiro de 2010. Ao todo, a alemã comercializou 417.521 unidades em todo o mundo. A Toyota ficou em segundo lugar no ranking com aumento de 0,5%, para 394.350 unidades. A Ford está em terceiro, com aumento de 14% e 324.243 carros comercializados.
Já a marca Chevrolet ficou em quarto, com 300.615 unidades, mas com crescimento de 16,2%. Por outro lado, a Fiat aparece em 10º lugar, sendo a única entre as 10 marcas com queda nas vendas, 6,9% menores em relação a igual período do ano anterior, em um total de 133.599 unidades.
“A Toyota está passando por um processo bem complicado de imagem. Ela não soube administrar os recalls e deixou a coisa estourar. Se no recall do tapete, o primeiro deles, a companhia tivesse assumido tudo logo de cara, não teria dado uma repercussão tão grande”, analisa o diretor da consultoria.
Em sentido oposto, segundo Augusto, a Volkswagen tem investido em inteligência de mercado, já que seu objetivo é conquistar o posto de líder mundial nos próximos quatro anos. “Eles estão muito preocupados com o cliente, com o produto em si”, destaca o consultor.