Esportiva da marca japonesa apresenta seis modos do sistema.
Edição especial de ‘50 anos em competições’ tem a apenas 2.000 unidades.
A Yamaha acaba de apresentar na Europa a nova versão da YZF-R1. Para acompanhar as tendências já empregadas em suas principais concorrentes, a marca japonesa equipou sua esportiva com controle de tração e mapas de potência no propulsor de 998 cm³. Com o novo TCS (Sistema de Controle de Tração, em inglês), o motociclista pode escolher entre seis modos, desde o mais sutil até o mais ativo.
![Versão de "50 anos em competições" da R1 tem apenas 2 000 unidades (Foto: Divulgação) Versão de "50 anos em competições" da R1 tem apenas 2 000 unidades (Foto: Divulgação)](http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/09/20/yamahar1_2012_web3.jpg) |
Versão de "50 anos em competições" da R1 tem apenas 2 000 unidades |
O dispositivo entra em ação quando a roda traseira perde tração durante as acelerações, assim, o controle é acionado impedindo que a roda escorregue, controlando a injeção de combustível no motor. Contudo, se o usuário optar por uma condução mais esportiva é possível desligar o sistema. O controle de tração está acompanhado de três mapas de injeção, que possibilitam o usuário escolher entre 21 configurações do motor.
![O painel manteve-se inalterado (Foto: Divulgação) O painel manteve-se inalterado (Foto: Divulgação)](http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/09/20/yamahar1_2012_web1.jpg) |
O painel manteve-se inalterado |
![Além da edição especial, a R1 2012 tem as opções de cores azul, branco ou cinza (Foto: Divulgação) Além da edição especial, a R1 2012 tem as opções de cores azul, branco ou cinza (Foto: Divulgação)](http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/09/20/yamahar1_2012_web2.jpg) |
Além da edição especial, a R1 2012 tem as opções de cores azul, branco ou cinza |
O conjunto de direção também é novo, feito de alumínio, e é baseado nas motos utilizadas pela marca no MotoGP. Para completar a Yamaha fez algumas alterações nos pedais, agora mais aderentes, e redesenhou a carenagem frontal, apesar de ser visualmente quase idêntica a antiga. A Yamaha também disponibiliza no exterior uma versão especial da R1 2012, que comemora os 50 anos da marca em competições. Apenas 2 mil unidades da edição serão vendidas. Ainda não há informações de quando esta nova versão da R1 chegará ao Brasil.