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Chevrolet Volt: tá ligado?

Avaliamos em Detroit o carro que representa o ressurgimento da GM após a crise

Chevrolet Volt
A Chevrolet realizou neste último domingo (9) um test-drive do Volt para os jornalistas presentes na cobertura do Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos. A introdução do modelo, novo veículo elétrico da empresa, visou exibir aos repórteres presentes no evento o caminho que a marca norte-americana pretende seguir no desenvolvimento de automóveis nos próximos anos em busca de menores emissões de poluentes e consumo de combustível.
 
Comercializado nos Estados Unidos desde o fim de novembro de 2010 por US$ 33.500 (R$ 56.000 sem taxas de importação ou impostos brasileiros), o que já inclui um subsídio governamental de US$ 7.500 (R$ 12.500), a novidade é considerada pela marca como um automóvel “elétrico com extensor de autonomia”, uma vez que seu motor 1.4 movido a gasolina é utilizado somente para movimentar um gerador que recarrega as baterias. Os armazenadores de energia, por sua vez, enviam eletricidade para um propulsor elétrico que disponibiliza até 149 cavalos de potência e 37,7 kgfm de torque para as rodas dianteiras do modelo.
 
Para tornar-se mais econômico e utilizar menos o motor a combustão, o Volt pode ter seus armazenadores de energia recarregados ao ser plugado em uma tomada (sistema chamado de plug-in). Quando completas, as baterias permitem ao modelo trafegar por até 80 km sem que o extensor de energia precise ser ativado. A partir do momento em que os armazenadores de energia são esgotados, o motor a combustão entra em ação e permite que o modelo percorra mais 500 km antes de o tanque de combustível se esgotar.
 
Tão futurista quanto o sistema motriz do Volt é o painel de instrumentos do modelo, composto por uma tela de LCD que informa a condição da bateria, velocidade, rendimento do modo de direção (se o motorista está desperdiçando energia durante acelerações ou frenagens) e marcha selecionada do câmbio, entre outros avisos luminosos. O console central utiliza tela touchscreen de 7” que permite regular controles do ar-condicionado, sistema de navegação e status do veículo.
 
Além dos recursos “high-tech”, a lista de itens de série do Volt contempla sistema de som Bose com 7 alto-falantes, freios com sistema ABS (antitravamento das rodas), controle de estabilidade (ESP), rodas de aro 17”, HD interno com 30 GB para armazenamento de músicas, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e 8 airbags.
 
Nas ruas de Detroit
 
O test-drive oferecido pela Chevrolet contemplava um percurso e aproximadamente 40 km entre rodovias e ruas de Detroit, e o Volt demonstrou características que são favoráveis para utilização urbana. Concebido como um hatch, o modelo oferece assentos individuais para quatro ocupantes, possui porta-malas de 300 litros e chama a atenção por possuir nível de ruído extremamente baixo quando utilizado no modo elétrico.
 
Embora o bom torque de 37,7 kgfm movimente os 1.715 kg do Volt com relativa facilidade, os 9s0 que a empresa diz ser necessário para realizar a aceleração de 0 a 96 km/h (60 mph) parece uma marca otimista. A velocidade máxima anunciada pela Chevrolet é de 160 km/h.
 
O volante da novidade é direto e leve, enquanto a suspensão necessitaria de reajustes caso o modelo fosse comercializado no mercado nacional, uma vez que sua calibragem torna o Volt “justo” e duro até mesmo para enfrentar as pequenas imperfeições que surgiram durante a avaliação.
 
Com boa área envidraçada, interior confeccionado com bons materiais e bom acabamento interno, o habitáculo do modelo elétrico possui ambiente agradável e espaçoso. O sistema de som oferece diversos ajustes de distribuição de potência entre a parte traseira ou dianteira da novidade da Chevrolet.
 
No trajeto de 38,9 km realizado, o motor elétrico ficou ligado durante 800 metros para esquentar seus componentes, uma vez que a temperatura ambiente se aproximava de -10°C. No final do percurso o consumo médio obtido foi de 85,3 km/l, valor que tenderia a diminuir caso o trajeto fosse maior, uma vez que isso implicaria no funcionamento prolongado do bloco 1.4.
Embora o consumo tenha sido baixo, é necessário levar em conta que a bateria estava completamente recarregada no inicio do trajeto. Uma recarga completa leva até 12h em uma tomada de 110 volts e até 4 horas em uma conexão de 240 volts.  
 
Para um primeiro contato o Chevrolet Volt animou. Silencioso, com belas formas, porta-malas justo e uma proposta que se adequa às necessidades de baixa emissão de poluentes, o modelo será o ponto de partida de uma nova gama de modelos elétricos produzidos pela GM. Ao que tudo indica, ele tem bons atributos para emplacar no mercado norte-americano, especialmente para que o utilizar em trajetos de até 80 km por dia, permitindo com que seu abastecimento seja feito pela tomada e uso do motor a gasolina seja minimizado.