Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Futuro: Toyota trabalha em novas baterias

Fontes de energia alternativas à base de magnésio e enxofre são opções para o futuro

Toyota Prius C Concept
Segundo sites especializados, a Toyota trabalha para desenvolver baterias mais eficientes para seus futuros elétricos e híbridos. O plano, basicamente, consiste em substituir os acumuladores atuais, baseados no uso de lítio (comum nos carros elétricos, celulares e notebooks atuais) e níquel (tal como o usado no Prius) por baterias feitas de magnésio e enxofre.
O desenvolvimento dessa nova tecnologia está sendo feito no centro técnico da Toyota em Arbor, EUA, e os profissionais envolvidos no projeto preveem que essa bateria substituta deva aparecer por volta de 2020. Aparentemente, o problema principal com as baterias de íons de lítio é a quantidade limitada de energia que pode ser armazenada no dispositivo. A empresa informou que as baterias usadas hoje armazenam no máximo 2.000 kW/h de energia, o que seria pouco para suprir a demanda de carros elétricos futuramente.
Enquanto os carros movidos a gasolina e outros combustíveis fósseis podem rodar centenas de quilômetros, os atuais carros elétricos ainda sofrem com o problema de não percorrer mais do que 200 km após uma carga total. Conforme informado, a nova bateria de magnésio poderá suprir essa necessidade, com um maior poder de armazenamento.
Hoje são feitos estudos para novas tecnologias sustentáveis, “verdes” e ecologicamente corretas. Há alguns anos, no início do século XX, essas pesquisas eram focadas no petróleo e em todos os suprimentos que ele poderia gerar. Com certeza, seus derivados são essenciais para nossas vidas, porém, o desenvolvimento de novas fontes de energia, menos agressivas a nós e ao planeta, será primordial para um futuro menos degradante.